sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que é um Designer de Moda?

"Especialista que trabalha com desenho industrial e artes gráficas dentro do universo da moda"

 O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, gostos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Sua busca deve transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada.
Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.

 

Áreas de atuação e especialidades

O designer pode atuar nas seguintes áreas:
  • Ateliês de alta costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final.
  • Pesquisa
    pesquisas de público alvo
    pesquisas de mercado
    pesquisas de tendências mundiais e locais
    pesquisa de tecidos e estamparia
  • Desenvolvimento e criação
    desenvolvimento de produtos
    desenvolvimento de estampas
    desenvolvimento de etiquetas
    desenvolvimento de embalagens
    criação de novas marcas
    criação de logotipos
  • Fabricação
    fabricação de roupas
    fabricação de acessórios
  • Produção
    produção de desfiles
    produção de catálogos
    produção de banners
    produção de "looks" para comerciais
    produção de vitrines e lojas

Mercado de trabalho

Há grande crescimento de mercado para um profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, a procura para se ter um designer de moda é cada vez maior. Apesar da concorrência acentuada, um designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissionais que tenham bastante prática, por isso estar sempre em contato com a profissão é muito importante.

existem designers de moda que trabalham no ramo de moveis , automoveis e assim por diante pois se é permitido um leque de areas de atuação muito vasto é um dos profissionais mais completos porém um dos mais descriminados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário